Alerta em Rio dos Cedros

Consultas nas áreas de clínico geral e psicologia são as que mais registram faltas

Por Aline Christina Brehmer 15/03/2019 - 09:23 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais
Alerta em Rio dos Cedros
Somente em fevereiro, 92 pessoas faltaram às consultas agendadas nas Unidades de Saúde sem dar qualq

30% — essa porcentagem representa o aumento no número de faltantes às consultas nos postos de saúde de Rio dos Cedros neste ano, em comparação ao mesmo período de 2018.

Somente no último mês de fevereiro, em uma contagem geral, 39 pessoas faltaram às consultas médicas, 32 em consultas com os dentistas, 11 aos atendimentos marcados com psicólogos e dez em consultas com a nutricionista, somando, assim, 92 pacientes que não compareceram ao agendamento sem dar justificativa.

A secretária da pasta, Miria Eliete Schmid Floriani, diz que alertas têm sido feitos constantemente, inclusive nos murais das unidades, como forma de conscientizar as pessoas.

“Quando alguém falta no agendamento acaba prejudicando todo o processo de trabalho da equipe, além de prolongar o tempo de espera entre a marcação e a consulta, prejudicando assim outras pessoas que poderiam se beneficiar com a antecipação desse atendimento”, explica.

Respeito à vez do outro

Miria diz que as Equipes de Saúde da Família (ESF) trabalham com agendamento de consultas tendo como propósito humanizar o atendimento, facilitar o acesso do paciente ao tratamento e eliminar as filas para conseguir vagas (como já era feito há alguns anos).

Porém, desde que o processo de agendamentos iniciou, esse problema de faltas nas consultas de rotina, assim como das especialidades, sempre existiu. “O problema é que tem aumentado ainda mais, então nos vemos obrigados e tomar alguma medida com relação a isso”, justifica.

As áreas que mais têm registrado essas faltas são nos atendimentos dos médicos clínicos gerais e de psicólogos. Para Miria, a solução para resolver esse problema tem que partir do próprio cidadão.

“A pessoa, enquanto usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), tem a responsabilidade de, caso queira desmarcar a consulta, fazê-lo com antecedência, possibilitando assim que outro paciente utilize essa vaga”, opina.

Dentre as principais justificativas dadas pelas pessoas que representam essas faltas está o esquecimento ou outros compromissos, como viagens, por exemplo.

“As pessoas que faltam normalmente voltam a agendar e, ainda, reclamam da demora para conseguir esse agendamento”, desabafa Miria.