Oase recebe alunos de medicina para internato

Os 37 estudantes devem iniciar sua experiência nos hospitais semana que vem

Por Aline Christina Brehmer 15/03/2019 - 10:50 hs
Foto: Aline Christina Brehmer/Jornal Café Impresso

O Hospital e Maternidade Oase de Timbó está abrindo as portas para 37 estudantes de medicina, que farão internato junto à instituição de Saúde. O internato é uma das fases mais importantes para os estudantes do curso, pois é o momento em que os futuros profissionais começam a colocar em prática o que aprenderam nos últimos quatro anos em sala de aula.

O grupo se reuniu no início da semana para receber orientações e um calendário de reuniões e visitas. Primeiro eles conheceram a equipe de profissionais do hospital, desde direção, médicos, coordenadores dos setores, entre outros. Durante os dois primeiros dias, os estudantes receberam informações sobre o município de Timbó, comunidade, história do Hospital Oase e a estrutura da entidade de Saúde como um todo.

Também realizaram visitas “in loco” em todos os setores do hospital, na Policlínica de Referência da cidade, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Hospital Dom Bosco, de Rio dos Cedros.

Parceria entre Oase e secretaria de Saúde

O secretário de Saúde de Timbó, Alfredo João Berri, popular Alfredinho, explica que esses estudantes não terão remuneração. “A secretaria entra nessa parceria porque é necessário para a formação desses futuros médicos que eles tenham conhecimento acerca do trabalho realizado na Atenção Básica, Policlínica (onde tem as especialidades) e no hospital. Essa integração faz fluir todo o processo”, comenta o secretário.

Alfredinho diz que, após terminar o internato, esses jovens se tornam todos clínicos gerais. Em seguida passam por uma prova e, se aprovados, iniciam a residência na área em que desejam se especializar.

“A partir de semana que vem esses estudantes já vão estar na ativa. Eles vão acompanhar as consultas e, caso consultem também, sempre terá um médico preceptor junto, ou seja, um profissional experiente que vai verificar como foi o atendimento e se está tudo realmente certo”, esclarece Alfredinho.

Semana de visitas

As visitas tiveram por objetivo oportunizar que os estudantes conhecessem toda a rede de atendimento à Saúde dos munícipes de Timbó. Já o Hospital Dom Bosco de Rio dos Cedros entrou no pacote em razão de estar abrindo, ainda esta semana, os serviços junto ao Centro Cirúrgico da entidade, oportunizando que os estudantes também possam estar participando de algumas atividades em parceria com o Hospital e Maternidade Oase.

A vinda dos estudantes de medicina para o Hospital e Maternidade Oase deve-se a uma parceria entre a direção do hospital, Secretaria de Saúde do município de Timbó e a Universidade Brasil.

No primeiro dia de reunião dos estudantes o secretário de Saúde de Timbó, Alfredo João Berri, popular Alfredinho, esteve presente e frisou aos futuros médicos que devem ter muito carinho, atenção e empatia com a comunidade local e regional, que busca atendimento tanto no hospital como nas UBS.

Para o diretor presidente do Vidas, que administra o Hospital e Maternidade Oase, Richard Choseki, a vinda dos acadêmicos também será uma experiência para os médicos do hospital, que passam a receber treinamentos e atualizações frequentes, destacando que isso melhorará ainda mais o atendimento para a população e também qualificará o parque tecnológico do Oase. “Importante observar que desta parceria, inclusive, a Universidade oferecerá mestrado para os profissionais do Hospital e Maternidade Oase, em Timbó”, adianta ele.

Programa de Saúde do Trabalhador

A partir do mês de abril esses estudantes irão, também, passar a fazer parte do Programa de Saúde do Trabalhador, que terá o horário estendido na Policlínica das 17h às 22h.

“Acreditamos que, dessa maneira, também vamos conseguir desafogar o Pronto-Socorro (PS) do Hospital Oase e oportunizar, principalmente ao nosso trabalhador timboense do primeiro de segundo turno e do comércio, que não conseguem ir aos postos de saúde, um horário estendido”, destaca o prefeito de Timbó, Jorge Krüger.

Alfredinho reforçou ainda que o Programa é pioneiro em nossa microrregião. “Teremos três profissionais médicos atendendo das 17h às 22h na Policlínica e mais um médico especialista em Saúde da Família supervisionando esses atendimentos”, ressaltou.

Mutirão de Ultrassom

O movimento foi intenso na Policlínica Laudila Schuster Stolf, em Timbó, nos últimos dias, devido ao mutirão de ultrassom. De quinta-feira a sábado, dias 7 a 9 de março, foram realizados cerca de 280 exames de ultrassonográfica de abdômen total e superior, transvaginal, próstata, aparelho urinário, articulações e obstétricos. A prioridade foi dada aos exames de maior demanda e urgência, de pacientes que esperavam na fila até 2017.

O mutirão de exames continua nesta semana e a expectativa totalizar 480 ultrassonografias. Alfredinho adianta que a intenção é realizar outros 400 exames no mês que vem, até que a fila seja zerada. “Também queremos programar mutirões de Gastroenterologia e Pneumologia. Ainda preciso ver para contratar esses médicos de volta e possibilitar esses exames”, esclarece o secretário. Alfredinho também menciona outro dado. Em média, estão sendo realizadas 80 consultas oftalmológicas por semana na cidade.

Mamógrafo para Timbó

No Dia Internacional da Mulher, último dia 8, foi anunciado que a Prefeitura de Timbó, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social, estará adquirindo um aparelho de mamografia, no valor superior a R$ 600 mil, digital, ultramoderno, para exames de média e alta complexidade, e uma ambulância no valor de R$ 160 mil, ambos com recursos próprios da Prefeitura.