Prefeitura de Indaial decreta intervenção do Hospital Beatriz Ramos

18/03/2019 - 16:22 hs
Foto: Marcelo Dias

O prefeito André Moser assinou nesta segunda, 18 de março, o Decreto nº 967, que declara intervenção do Hospital Beatriz diante do estado de calamidade pública e perigo eminente no único hospital do Município de Indaial. Dessa forma ficam requisitadas para utilização no atendimento hospitalar da população todas as instalações físicas do HBR, englobando instalações do laboratório, equipamentos médicos/cirúrgicos e de exames, recursos humanos, mobiliário e demais utensílios necessários para o devido funcionamento.

A intervenção visa evitar a paralisação da prestação de serviços de saúde aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e de adotar todas as providências necessárias no sentido de regularizar a situação financeira da entidade e de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

Atualmente o HBR possui diversas demandas judiciais de natureza tributária em seu desfavor, ao que, inclusive, tem-se o risco de leilão do terreno e do prédio, assim como dezenas de ações de natureza trabalhista e cível, débitos decorrentes do não recolhimento do FGTS dos seus funcionários, débitos com fornecedores, falta de pagamento de salários de alguns profissionais, entre outras questões.

Com o decreto assinado, a Prefeitura nomeou como Interventora a atual secretária de Saúde, Adriane Machado Ferrari, que tomará as decisões inerentes à administração do Hospital. A intervenção vigorará até 180 dias, podendo ser prorrogada por períodos sucessivos de acordo com a necessidade.

O secretário de Administração e Finanças, Silvio César da Silva, acumulará interinamente a pasta municipal de saúde.

A nova interventora, Adriane Ferrari, enfatiza que está garantida a continuidade do atendimento no HBR à população e a manutenção dos profissionais que atuam na unidade hospitalar.

Nesta terça, 19, às 9h30, o prefeito André Moser concederá entrevista coletiva à imprensa no HBR (rua Des. Alves Pedrosa, 185, Centro) para falar sobre a intervenção.