Novos vereadores mirins de Rio dos Cedros

Nove estudantes assumiram o cargo nesta semana

Por Aline Christina Brehmer 24/05/2019 - 09:55 hs
Foto: Divulgação/Internet

Nesta semana nove jovens iniciaram uma missão: a de ser Vereadores Mirins em Rio dos Cedros, um cargo que exige responsabilidade e apresenta muitos desafios. Para o presidente da Câmara Municipal, Dilson Dalpiaz, o primeiro passo desses estudantes é tomar conhecimento de como é a rotina de um vereador.

“É importante que compreendam o trabalho dos parlamentares, como se elabora uma lei, qual é o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social onde vivem. Isso tudo contribui para a formação de sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira”, avalia.

Os noves vereadores têm como papel promover a integração entre a Câmara e a comunidade, buscando resgatar a cidadania e o senso democrático. “Não tem outra forma de fazer isso se não buscando conhecimento político, tornando-se um cidadão consciente de seus deveres e direitos, auxiliando assim no desenvolvimento de uma sociedade mais digna e ética”, opina.

Desde 2011 a cidade conta com a presença dos vereadores mirins. Dalpiaz comenta que o Projeto de Lei que institui a Câmara de Vereadores Juniores (elaborado por ele) entrou em vigor em 2010 e, até hoje, mais de 89 jovens já assumiram o cargo.

“Há um grande desafio quando se trata de envolver os jovens, convidando-os a participar do desenvolvimento do município – que é uma responsabilidade de todos, na verdade. Portanto, vejo essa como uma oportunidade para que os alunos de nossas escolas possam apresentar suas ideias e expor expectativas diante do futuro”, destaca, desejando uma ótima legislatura aos garotas e garotas.

Saiba quem são os novos Vereadores Mirins

Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito João Floriani

·         Jaline Tatiéle Ropelatto

·         Patricia Romualdo

·         Kauan Felipe Schulz

·         Rosemeri Pereira

Escola de Educação Básica Professor Giovani Trentini.

·         Isadora Borges

·         Kauan de Oliveira

·         Luiz Gustavo Pinho

·         Gabriela Libmann

·         Iasmyn da Cruz

Mesa diretora

·         Jaline Tatiéle Ropelatto - (Presidente)

·         Patrícia Romualdo - (Vice-presidente)

·         Rosemeri Pereira - (1°Secretária)

·         Kauan Felipe Schulz - (2° Secretário)