Mercado de criptomoedas (bitcoins) na mira da receita

Moeda eletrônica passará a ser fiscalizada a partir de agosto deste ano

Por Aline Christina Brehmer 24/05/2019 - 11:32 hs
Foto: Divulgação
Mercado de criptomoedas (bitcoins) na mira da receita
Para Barreto, a atuação da Receita evitará a prática de crimes.

As novas tendências e formas de se ganhar dinheiro com investimentos vêm atraindo seguidores de todas as classes sociais no Brasil, e no Médio Vale do Itajaí não é diferente. Muitas pessoas, de diferentes grupos, vêm investindo o dinheiro de formas inovadoras.

Além dos chamados “bancos de investimento”, controlados por executivos especializados no mercado financeiro e que investem com mais conhecimento o dinheiro de pessoas inexperientes no setor, as chamadas “Criptomoedas”, ou Bitcoins, ganharam força no mercado financeiro nos últimos anos.

Reconhecido como um mercado de risco, com grandes ganhos e perdas, o “Bitcoin” agora está na mira da Receita Federal. As ações da Receita Federal, que iniciarão em agosto, vão buscar, principalmente, combater a lavagem de dinheiro, além de verificar o destino dos valores negociados (que até então não eram controlados).

Segundo fontes da própria Receita Federal, pessoas más intencionadas poderiam usar esta moeda para praticar crimes, tendo em vista a falta de fiscalização da prática de manuseio do dinheiro eletrônico. Existe um lado positivo nessa ação da Receita Federal, visto que o órgão está reconhecendo o “Bitcoin” como uma moeda forte no mercado financeiro, o que faz com que o dinheiro eletrônico se estabeleça de vez como uma realidade para quem deseja investir e arriscar alto nos ganhos e lucros.

A fiscalização também evitará que criminosos utilizem este meio para lavar o dinheiro ganho com práticas criminosas, tendo em vista que esta moeda eletrônica não vinha sendo fiscalizada pela Receita Federal.

Nada que deva assustar os investidores deste tipo de moeda. O que eles terão é maior garantia de que as transações sejam fiscalizadas pelo Estado e que o país esteja mais protegido contra o crime organizado.