Golpe no Whats

Homem perdeu mais de R$ 1 mil após ser vítima de golpe no WhatsApp

Por Aline Brehmer 16/08/2019 - 10:27 hs
Foto: Divulgação/Internet

Um empresário de Timbó foi vítima de um golpe nesta semana, no qual perdeu R$ 1.350,00. O homem, que preferiu não se identificar, explica que tudo aconteceu na quarta-feira, dia 14, quando uma cliente de sua empresa, com quem já tem contato e amizade há mais de oito anos, enviou uma mensagem pelo aplicativo do WhatsApp.

Nessa mensagem, ela explicava que havia feito uma transferência que excedeu seu saldo, perguntando então se o empresário teria como lhe emprestar R$ 1.350,00 para fechar esse valor.

“Se trata de uma pessoa da minha confiança. Além de tudo, as pessoas que conseguiram clonar o número dela ainda por cima tinha acesso às conversas antigas, ajudando a manter a conversa de forma com que eu realmente pensasse estar conversando com minha cliente”, diz.

A vítima do golpe relata ainda que essa “cliente” teria mandado uma foto da transferência, comprovando que realmente precisava daquele valor para a transferência. Sendo assim, ele fez o TED.

“Até ali não desconfiei de nada, porque como a conheço sei que iria me pagar de volta. Só que na manhã seguinte ela pediu mais um valor emprestado, foi quando comecei a achar tudo muito suspeito”, revela o empresário.

Ele então ligou para o número de sua cliente, só que ninguém atendeu. Em seguida, veio um WhatsApp daquela pessoa que ele pensava ser sua amiga, explicando que estava dirigindo e, por esse motivo, não podia atender.

Então a vítima do golpe pediu para que a mulher enviasse um áudio explicando o porquê precisava desse segundo empréstimo – o que não aconteceu. Diante de toda a suspeita, ele então entrou no Facebook da sua amiga e viu que ela relatava ali que seu número de celular havia sido clonado.

“Ela ficou sabendo do que aconteceu, me ligou e explicou tudo, inclusive me encaminhou uma foto do Boletim de Ocorrência (BO) para comprovar toda a história. Além disso, ficou de me ressarcir. No meu caso, como falei anteriormente, era uma pessoa de confiança e, por isso, acabamos nos entendendo sem problema. Mas o golpe foi extremamente bem arquitetado. Da forma como aconteceu, qualquer pessoa está sujeita a cair nessa armação, por isso fica aqui o alerta”, destaca o empresário.

Ele chegou a entrar em contato com a Caixa Econômica Federal (CEF) para saber a procedência dessa conta na qual ele havia depositado o dinheiro, sendo informado então que se tratava de uma conta usada para fraude. Diante da situação, ele fez um BO.