AMVALI visita o CIMVI-ambiental em Timbó

29/09/2017 - 11:40 hs

Em conjunto de uma comitiva de vereadores das câmaras associadas à Avevi – Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu, a equipe técnica de engenharia e arquitetura e a Secretária Executiva, Juliana Demarchi da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu visitaram na última quarta-feira, 27 de setembro, o CIMVI - Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí em Timbó.

O CIMVI é responsável em promover a gestão consorciada de atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos ambientais dos municípios do Médio Vale do Itajaí, e pelo bom trabalho na gestão de resíduos sólidos está conquistando a adesão de municípios vizinhos. No momento o Consórcio conta com 12 municípios, que compõe a AMMVI. O município de Luís Alves também está estudando sua adesão. O município de Massaranduba já aderiu a este consórcio.

Durante a visita, a Gestora de Serviços Ambientais do CIMVI, Sandra Regina Batista, apresentou o funcionamento e operação do aterro sanitário, e o esclarecimento sobre o Consórcio foi realizado pelo Diretor Executivo do Consórcio, Fernando Tomaselli. Estiveram presentes também, o Presidente da AMMVI, José Luis Colombi e o Secretário Executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa.

O intuito de conhecer o CIMVI, foi de verificar a melhor solução desta problemática que os municípios enfrentam na destinação correta dos resíduos sólidos, com diminuição de custos e sem danos ao meio ambiente.

O presidente da AVEVI, vereador Charles Longhi destacou que os vereadores serão os responsáveis em aprovar os projetos que vão tratar desta destinação correta dos resíduos sólidos, por isso precisam realizar este diagnóstico para depois ter uma posição mais detalhada sobre o contexto.

A implementação da usina ainda está sendo estudada, existe uma proposta em andamento com uso de tecnologia alemã sobre métodos de queima, a aplicação ainda está em análise.

Os vereadores presentes realizaram a visita com o intuito de verificar as soluções para os resíduos sólidos dos municípios e a possível adesão dos demais municípios ao CIMVI ou a concretização do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu – CIGAMVALI.