Padre João assume Paróquia Santa Terezinha

Para o padre Joãozinho, como é conhecido, a única linguagem que todos entendem e que ele vai pregar é a do amor

Por Aline Brehmer 01/03/2018 - 09:10 hs
Foto: Rafael David
Padre João assume Paróquia Santa Terezinha
Padre João Maria Ferreira veio do Paraná e se admirou com a cidade de Timbó

A Paróquia Santa Terezinha de Timbó já tem um novo padre e seu nome é João Maria Ferreira (conhecido como padre Joãozinho). Aos 53 anos ele enfrenta um novo desafio em sua vida, mas já em seus primeiros dias na cidade diz encontrar na comunidade uma receptividade que lhe traz confiança e otimismo para iniciar sua nova missão no sacerdócio.

“Chego com muita vontade de continuar construindo o Reino de Deus. Eu já vim para Timbó algumas vezes, mas nunca imaginei que um dia iria assumir meu compromisso aqui, o que me deixa feliz, porque o objetivo maior é servir ao povo e continuar a trazer a palavra de Deus para suas vidas. Vim falar a linguagem do amor e é essa esperança que trago”, garante o padre.

De última hora

A vinda do padre Joãozinho, na verdade, foi de última hora. Com a despedida do padre Carlos Humberto Carneiro de Camargo, o Carlão, que celebrou sua última missa no sábado, dia 17, estava planejada a chegada do padre Estanislau Talma.

Entretanto, devido à problemas de saúde, o padre Estanislau não pode vir para o Médio Vale do Itajaí, sendo assim, o padre Joãozinho foi incumbido dessa missão. Ele chegou à Paróquia Santa Terezinha chegou nessa terça-feira, dia 20, e já celebrou a primeira missa na cidade.

“Ainda não fui empossado oficialmente como padre aqui, porém, como já havia chego em Timbó pensei: ‘nada melhor do que orar junto ao povo’. Então fiz minha primeira celebração e apresentação”, relata. A posse oficial de padre Joãozinho aconteceu no último domingo, dia 25.

Nova missão em Timbó

Padre Joãozinho iniciou sua trajetória na vocação em 1997. Natural do Paraná, onde residia até então, diz ter passado por várias experiências em muitos lugares (durante cinco anos, por exemplo, morou no México).

Para ele, essa transição dos padres pelas paróquias é algo natural e que só vem a somar, inclusive para a comunidade. “Cada vocação é única, assim como cada pessoa. Eu escolhi a Congregação certa e penso que o missionário deve ser assim: saber chegar e também reconhecer a hora de partir.

As pessoas aqui em Timbó vão continuar a presenciar o Verbo Divino, como sempre foi, mas agora é através de mim. Estaremos sempre unidos em busca da espiritualidade, para que o povo se mantenha forte na Fé”, garante.

Ele adianta que as portas da secretaria e da Paróquia estarão sem abertas, possibilitando uma boa relação com a comunidade. “Acabei de chegar e é aos poucos que vamos conhecendo a realidade de cada local. Mas posso dizer que já me sinto acolhido em Timbó e em breve pretendo também fazer visitas externas”, comenta.

“A proposta da igreja é trazer paz aos corações”

Padre Joãozinho faz parte da equipe que coordena a Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD) (da qual também participa o padre Carlão). Essa Congregação contempla três estados: Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, pertencentes à Província Brasil Sul tendo, em média, 70 padres atuantes.

Questionado sobre sua opinião acerca do tema da Campanha Fraternidade de 2018, ‘Fraternidade e Superação da Violência’, padre Joãozinho é enfático. “Ninguém nasce ruim. Da mesma forma que as pessoas aprendem a fazer a maldade, têm toda a capacidade de fazer o bem. Vivemos em dois mundos: interno e externo. Quando o externo está violento, é porque no interior a pessoa não está em paz. A proposta da igreja é justamente essa, trazer paz aos corações através da palavra de Deus, para que possamos vencer a violência”.

Despedida do padre Carlão

Padre Carlão se despediu dos fiéis católicos em uma celebração especial que aconteceu nesse fim de semana, dia 17. A Paróquia Santa Terezinha lotou com comunidade e muitos amigos, que prestaram suas homenagens e desejaram sorte a Carlão nessa nova fase de sua vida.

Após 14 anos em Timbó, Carlão disse estar preparado para partir – mas não considera que seja uma despedida. “Despedida fazemos quando alguém morre, quando parte para sempre. O que digo a vocês é até breve, porque sempre reencontro amigos e fiéis em minhas andanças pelo mundo”, explicou aos presentes.

Após a celebração e as homenagens, padre Carlão foi surpreendido com um super presente: um HB20 Sedan 2018, zero quilômetro. Em sua última missa na cidade, ele aproveitou para relembrar sua trajetória em Timbó e agradecer à comunidade que apoiou suas ideias e planos, resultando em tantas melhorias na Paróquia, como a construção das salas de catequese, climatização da igreja, construção do Memorial do Padre Martinho Stein, entre outras.

Já no dia seguinte a sua celebração, partiu rumo à Paróquia São Cristóvão, em São José dos Pinhais (PR), onde inicia agora um novo capítulo em sua vida. Ele será empossado também nesse domingo, dia 25.

“A linguagem do amor é a única que todos entendem” José Freinademetz, padre católico e missionário da Congregação do Verbo Divino.