Pimenta: fonte de saúde

Receitas com o ingrediente, como geleias e molhos, carregam inúmeros benefícios – como as vitaminas A e C

Por Aline Brehmer 29/03/2018 - 09:55 hs
Foto: Fabiana Jordan
Pimenta: fonte de saúde
Camila Bona Weingärtner é nutricionista e sócia-proprietária da Bona Pimenta

Sabor, textura e aroma. Hoje, esse é o trio infalível que atrai os olhos e dá água na boca quando se trata de escolher o prato do dia. Para a grande maioria das pessoas, as refeições são momentos para relaxar, descontrair e aproveitar ao máximo.

Entretanto, cada vez mais também se procura por algo diferente, um tempero especial que dê aquele toque único ao prato – e um deles é a pimenta, considerada a tendência da gastronomia para 2018. Cada vez mais o condimento tem caído no paladar do público, servindo até como ingrediente principal para pratos doces e salgados.

Bona Pimenta – geleias e molhos

Foi justamente com a intenção de trazer algo diferente e com amplas combinações que a nutricionista e empresária Camila Bona Weingärtner desenvolveu, junto ao seu pai, a marca Bona Pimenta – especialista na produção de geleias e molhos picantes.

“Nem todos sabem as propriedades nutricionais que a pimenta dispõe. Ela tem a propriedade de ativar nossa papila gustativa, potencializando o sabor dos alimentos.

Além disso, é rica em vitamina A, que auxilia na imunidade do corpo, prevenindo e combatendo infecções no organismo, sendo inclusive recomendada para evitar a gripe e diversas doenças. Soma-se a isso o benefício da vitamina C, que é um poderoso antioxidante”, pontua.

A nutricionista também cita que, em um estudo realizado na China e publicado há dois anos, pessoas que consumiam pimenta viviam mais. “Importante frisar que cada pessoa possui seu limite e tolerância ao tempo. Eu por exemplo, no começo, também não conseguir consumir muito. Com o tempo o paladar vai se adaptando”, exemplifica.

Outro benefício apontado por Camila é voltado aos diabéticos. “A pimenta ajuda no controle da glicose corporal, um ingrediente poderoso no combate à doença”, garante.

Pimenta Dedo-de-Moça

A pimenta mais utilizada por Camila em suas criações culinários é a Dedo-de-Moça, que é picante, mas podem ser tranquilamente consumida sem causar maiores danos – como ardência e queimação insistente no paladar.

“Há quem seja mais sensível, por isso o importante é começar com coisas mais leves. Além disso acho importante dizer que, ao contrário do que muitos pensam, a água não auxilia em nada para combater a ardência.

Quando a pessoa, por ventura, comer algo muito forte e querer aliviar a sensação de queimação, o indicado é tomar algo que limpe a papila, como o leite ou ainda comer queijo. Tem que ser alguma coisa com gordura e/ou caseína (proteína), às vezes até álcool ajuda um pouco nisso”, alerta.

Ela diz que há dois tipos de pimenta que podem ser consumidos: seca e in natura, que possuem sabores e propriedades diferentes.

Principal ingrediente nas refeições

Para Camila, as pessoas têm se permitido experimentar cada vez mais o poder da pimenta no tempero de carnes, saladas e diversos outros alimentos. No que diz respeito ao cultivo, ela diz que a região do Médio Vale do Itajaí não é muito favorável nesse caso, mas procura comprar tudo de locais próximos como Florianópolis, ou, quando necessário, também adquire produtos de São Paulo.

“A ideia para este ano é trabalhar com molhos de pimentas, oferecendo mais variedade. Importante salientar que antes de colocar qualquer produto no mercado há todo um processo de testes, que dura entre seis e oito meses”, garante.

Camila diz que a produção é feita em Ascurra, e a logística e distribuição em Blumenau. "Fazemos tudo de acordo com o que preconiza a Vigilância Sanitária, mandamos os molhos para análise e prezamos sempre pelo que é caseiro, evitando conservantes.

Aqui em casa mesmo sempre nos servimos com as pimentas e uma tábua de frios, as combinações são infinitas e incríveis”, aconselha a nutricionista. Camila faz questão também de enfatizar que a pimenta não causa hemorroida – como muitas pessoas acreditam.

“Assim como em todos os campos da vida, o equilíbrio da alimentação é o que gera saúde. Por isso, a hemorroida, como outras doenças, não é causada por um fator em específico, mas sim uma combinação de coisas. De qualquer forma, o mais indicado a fazer é procurar um médico”, aconselha.

Produtos da Bona Pimenta (e onde encontra-los)

Opções: geleia de pimenta, geleia de morango com pimenta, geleia de abacaxi com pimenta, molho de pimenta e molho de ketchup de goiabada (sem adição de pimenta)

Local de revenda: Pomar Urbano (em Timbó)