Novas embalagens da coleta seletiva em Indaial contêm informações sobre a separação dos resíduos

Objetivo é ampliar o índice de cobertura da Coleta Seletiva

03/04/2018 - 10:19 hs
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Indaial
Novas embalagens da coleta seletiva em Indaial contêm informações sobre a separação dos resíduos
Ação visa conscientizar os moradores sobre a necessidade da separação adequada na hora do descarte

Com o objetivo de orientar sobre quais materiais podem ir para a reciclagem, o município iniciou a distribuição das novas embalagens da coleta seletiva em Indaial. As embalagens, entregues semanalmente e de forma gratuita nas residências dos bairros atendidos pela coleta, vêm impressas com informações sobre a separação dos resíduos.

“A correta separação é fundamental, pois facilita o trabalho na cooperativa e faz com que sejam destinados ao aterro sanitário apenas os rejeitos que realmente não podem ser reciclados. Por isso, estamos conscientizando os moradores”, enfatiza o secretário de Urbanização e Meio Ambiente, Jonas Lima.

No município a coletiva seletiva é realizada através de uma parceria da secretaria de Urbanização e Meio Ambiente com a Associação Participativa Recicle Indaial. Atualmente cerca de 70% da área urbana é atendida com essa coleta.

A Administração Municipal, por meio da secretaria de Urbanização e Meio Ambiente, vem trabalhando para ampliar o índice de cobertura da coleta seletiva. “Recentemente iniciamos o atendimento também de prédios e condomínios. Já nos bairros João Paulo II e Benedito estamos estudando para passar a atender”, comenta o secretário.

Confira o roteiro da coleta seletiva:

Segunda

Rua Marechal Deodoro da Fonseca (rua Anna Bauer até o Warnow)

Rua Marechal Floriano Peixoto - até a rua João José Jacques

Estrada das Areias

Terça

Estados

Cohab

Carijós

Rua Minas Gerais - a partir da Cohab até a rua Marechal Floriano Peixoto

Quarta

Rio Morto

Nações

Quinta

Tapajós

Ribeirão das Pedras

Rua Marechal Deodoro até a rua Ribeirão das Pedras

Rua Minas Gerais a partir da Cohab até a rua Ribeirão das Pedras

Sexta

Centro

Sol

Encano

Rua Cristal até a rua Anna Bauer

Dicas sobre reciclagem

Todo material reciclável deve estar seco e limpo, livre de clipes, grampos, adesivos, graxas e gorduras em geral. Deve ser disponibilizado para a coleta seletiva somente quando a embalagem padronizada estiver cheia.

No caso de isopor, couros, folha EVA, espumas e calçados, esses materiais precisam ser destinados ao lixo comum. Remédios vencidos, seringas e agulhas usadas devem ser devolvidas no estabelecimento onde foram adquiridas. Já móveis e eletrodomésticos em desuso são recolhidos pelo município; o agendamento pode ser efetuado com a secretaria.

Mais informações com a secretaria pelo telefone: (47) 3333-4520/4530.