Mãos na terra e respeito à natureza

Alunos do 6º ano da Escola Municipal Erwin Prade plantaram 40 mudas de árvore nesta semana

Por Aline Christina Brehmer 08/06/2018 - 11:08 hs

Mãos na terra e respeito à natureza
Rafael David/Jornal Café Impresso

O recado foi dado e a tarefa cumprida com êxito. Nesta semana a terça-feira, dia 5, teve um significado especial: foi o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma data que reforça a reflexão sobre o modo como cada pessoa trata o mundo e local no qual vive.

É certo que todos podem mudar seus hábitos por um mundo melhor, mas, quanto mais cedo essa ideia é estabelecida na mente das crianças e dos jovens, maiores são as chances de que as próximas gerações convivam em meio a hábitos mais saudáveis.

Foi com essa proposta que os alunos do 6º ano 2 da Escola Municipal Erwin Prade, de Timbó, encontraram inspiração e força de vontade para fazer sua parte. Na manhã dessa quarta-feira, dia 6, quando a temperatura beirava os 10ºC, os alunos, acompanhados da professora Andrea Fiamoncini, foram até a rua Mato Grosso, no bairro dos Estados, e plantaram 40 mudas de oito espécies nativas da Mata Atlântica.

A ação foi acompanhada e supervisionada pela coordenadora da Educação Ambiental de Timbó, Carla Soraya Groni; pelo diretor do departamento do Meio Ambiente, Ricardo Longo Orsi, entre outros profissionais da ONG Equilíbrio Vital e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), com apoio do Samae.

“Essa é uma ação que já tem acontecido na cidade. Foram feitos plantios também nas ruas Oscar Piske e Gustavo Piske. A Educação Ambiental é algo muito importante e, somado a isso, auxilia também o fato de que, agora, há um a secretaria de Educação dispõe de um ônibus com 40 lugares, que auxilia na locomoção dos alunos para realizar essas e outras atividades importantes”, destaca.

Carla garante que as crianças se divertiram e aproveitaram muito, além, claro, de aprender mais sobre os cuidados com a natureza e meio ambiente. “Para muitas, foi a primeira vez que tiveram essa experiência, de plantar uma árvore. Foi uma hora de muita diversão, comprometimento e aprendizado, sem dúvida”, garante.