Diversão e as novas formas de aprender

Feira do Conhecimento reúne família, estudo e comunidade na EEB Proº Juvenal Cardoso Zanella

Por Aline Brehmer 15/06/2018 - 11:14 hs
Foto: Marcelo Dias/Jornal Café Impresso

Movidos pela curiosidade, vontade de aprender e a incansável busca do conhecimento, os estudantes do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Professor Juvenal Cardoso Zanella realizaram, nesta semana, a 2ª edição da Feira do Conhecimento.

O evento, que aconteceu na terça-feira, dia 12 de junho, teve como objetivo desenvolver um trabalho de investigação científica do 1º ao 8 ano, sendo que a 9ª série, juntamente com os professores, ficou responsável pela decoração e avaliação dos trabalhos.

A diretora da escola, Kátia Girardi Dallabona, explica que os projetos desenvolvem a produção do conhecimento nas mais diversas áreas de aprendizagem. “A feira busca também reforçar o comprometimento dos estudantes com a vida escolar e a presença das famílias, de forma a incentivar os projetos realizados aqui”.

Pesquisa completa

Os temas pesquisados e apresentados na feira deste ano foram: Literatura Ilustrada; Bicharada Atrapalhada; Formigas; Comer Bem para Viver Melhor; Biomas; Personalidades Catarinenses; Jornal; A Ocupação do Brasil e a Degradação da Mata Atlântica; Exploração de Recursos Naturais para Tingimento de Tecidos; Narguilé e Veganismo.

Segundo Kátia, para aprofundar os conhecimentos os alunos, conforme um projeto realizado em sala de aula, os estudantes visitaram a sede do Café Impresso e também outras empresas, como a Color Tim, Horto Florestal e o Zoológico de Pomerode. Além de palestras na escola com o Policial Fogaça sobre os Malefícios do Narguilé e de uma Bióloga sobre Vegetarianos X Veganos.

“Agradecemos os alunos, familiares, entidades e aos professores pelo excelente trabalho desenvolvido durante o 2º bimestre. Para alcançar a afetividade e a motivação é importante englobar durante o processo de construção dos temas a curiosidade, exploração, descoberta, paixão e socialização. Isso tudo aconteceu durante a realização de nossa feira”, garante a diretora.