Após sofrer maus tratos e agonizar por três dias, égua é sacrificada

Veterinários da Cidasc e da prefeitura estiveram no local e constataram que o animal estava muito debilitado e não iria resistir

25/07/2018 - 13:42 hs
Foto: Rafael David

Uma égua que estava em situação precária em um terreno de Indaial, no Vale do Itajaí, agonizando desde sexta (20), foi sacrificada nesta segunda-feira (23). Após a repercussão na mídia e a exibição do vídeo mostrando a situação do animal, veterinários da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e da prefeitura foram ao local durante a tarde e realizaram a eutanásia.

Segundo a Cidasc, a decisão sobre o procedimento foi resultado de um consenso entre quatro veterinários – dois da Cidasc e dois da prefeitura, que constataram que a égua estava muito debilitada e não iria resistir.

Os protetores de animais que estavam no local contestaram a eutanásia e falaram que a égua estava reagindo e se recuperando.  Um vereador da cidade chegou a registrar boletim de ocorrência para que o proprietário do animal responda pelo crime de maus tratos e para que a Cidasc seja responsabilidade pela ação.

A Cidasc informou que foi constatado o crime de maus tratos e que o proprietário do terreno e do animal já foram multados. O processo será encaminhado para o Ministério Público.

Em um vídeo gravado por moradores da região, é possível ver a égua subnutrida. Segundo protetores, o proprietário do sítio não estava na cidade e não tomou providências. Para a reportagem da RICTV Record, ele afirmou que esta não se trata de uma situação de maus tratos. Ele disse que a égua teve filhotes há pouco tempo e que começou a emagrecer - ele teria dado uma injeção nela e a alimentação do animal estaria sendo fornecida normalmente. No terreno ainda havia outros três animais: um potrinho, filho da égua, e dois cavalos. Uma protetora de animais ficou como fiel depositária dos animais enquanto corre o processo.

RICTV Record SC / Fotos: Rafael David