Indaial tem “Pista Transformers”

UEI Augusto Moser e Departamento de Trânsito constroem pista educativa para os alunos

10/08/2018 - 09:07 hs
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Indaial

A educação no trânsito é uma das estratégias utilizadas para se promover a conscientização quanto à valorização e proteção da vida, ainda mais na primeira infância, quando as crianças recebem ensinamentos e têm a oportunidade de se tornarem adultos responsáveis na construção de um mundo melhor entre o trânsito e as pessoas.

Partindo desse pressuposto, a Unidade de Educação Infantil Augusto Moser, do bairro Rio Morto, desenvolve o projeto “Educa pra vida, ensina pro futuro”. Uma das ações efetivadas em julho foi a criação de uma pista educativa para os alunos da UEI em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (Demuttin).

“Nosso projeto propõe por meio de seus objetivos pedagógicos concretizar uma relação de respeito, harmonia entre as crianças e comunidade escolar, assegurando qualidade de vida urbana e de ambientes por onde circulam pessoas e veículo”, comenta a coordenadora da unidade, Eliani Schmitz Tomio.

A secretária da UEI, Edineia Tambosi, conta que a unidade construiu a calçada e comprou as placas e suportes para sua fixação, em contrapartida o Demuttin, conforme o educador de trânsito, William Gonzaga Dias, forneceu a tinta, fez a sinalização e os desenhos das setas.

A pista educativa recebeu um nome especial: “Transformers”. A pedagoga da unidade, Simone Ladwig Valcanaia, explica o motivo da escolha. “Na educação infantil a imaginação corre a solta. Portanto, nossa pista ora é para brincar com os carrinhos, ora para andar com as motocas e triciclos, e em outros momentos se torna uma estrada no meio de uma floresta ou numa avenida de nossa Indaial. Então demos esse nome, pois cada criança a transforma de acordo com sua imaginação”, conta.

Posteriormente, o Demuttin realizará uma palestra sobre trânsito na unidade.