Rio dos Cedros no Fórum de Cidades Digitais

Município apresenta tecnologias aplicadas na modernização e aperfeiçoamento da Educação

10/08/2018 - 09:20 hs
Foto: Divulgação/Internet

Rio dos Cedros segue investindo em inovações na educação. Exemplo disto é a automatização para controle de presença e permanência dos alunos, tema que será apresentado como caso de sucesso a gestores públicos que participam do II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, em Brusque, no dia 16 de agosto.

O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em conjunto com a Prefeitura de Brusque, visa facilitar a modernização dos municípios da região. Representantes de 20 municípios já estão inscritos para o encontro que será realizado na Unifebe.

O sistema teve sua fase de testes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Expedicionário Servino Mengarda, com 500 alunos. Segundo o Tecnólogo Educacional, Avalcir Bona, a criação do projeto se deu pela necessidade de fazer o controle nas escolas de um modo prático.

Segundo ele, a forma mais eficaz foi a implantação do sistema desenvolvido pelo próprio município, com a utilização do “Cartão RFID”, similar aos usados em transporte público. Além do controle de presença dos alunos, o cartão tem utilidade multifunção e faz ainda a liberação da merenda no intervalo, o registro de empréstimo de livros e fornece o acesso à pesquisa de satisfação, onde os alunos podem dar a opinião sobre os alimentos oferecidos pela escola.

“Quando a criança começou a utilizar o cartão nós criamos a responsabilidade do uso consciente das tecnologias”, afirma Avalcir Bona. A prefeitura, após a fase de testes e reparos, pretende implantar o sistema em outras escolas nos próximos meses. Além do projeto, Bona completa que o município também informatizou as unidades básicas de ensino, com a introdução de laboratórios e instalação de internet de alta velocidade, assim como o investimento com gerenciamento de dados e softwares.