Reunidos por uma boa causa

Mais de 100 pessoas participaram da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Timbó

Por Aline Christina Brehmer 17/09/2018 - 09:40 hs
Foto: Daiane de Souza/Prefeitura Municipal de Timbó

Cerca de 130 pessoas participaram da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na tarde de ontem, dia 11. O encontro aconteceu no Centro de Convivência do Idoso, e teve como destaque a expressiva participação de adolescentes de Timbó, resultando, inclusive, em uma moção de parabenização.

“A conferência debate assuntos que dizem respeito diretamente às crianças e aos adolescentes, e nada mais importante do que ter todos estes adolescentes aqui presentes”, enalteceu a secretária de Saúde e Assistência Social de Timbó, Deise Mendes.

Além dos adolescentes, estiveram presentes vários profissionais integrantes do sistema de garantia de direitos. Todos os presentes debateram juntos os cinco temas propostos na Conferência: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Os debates deram origem a propostas, que foram votadas e aprovadas pelos presentes. A Conferência encerrou com a eleição dos delegados que irão representar Timbó na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em 2019.

Jovens vereadores atuantes na Conferência

Os jovens vereadores do Programa Parlamento Jovem também participaram da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timbó, realizada no Centro de Convivência do Idoso, próximo ao Jardim Botânico de Timbó.

O Jovem Vereador Érick Wolff iniciou as falas da tarde, destacando a importância do reconhecimento da opinião das crianças e dos adolescentes na construção das políticas públicas e a realização de eventos como este, para a discussão de um futuro melhor para as próximas gerações. O jovem destacou ainda que é preciso expressar os sentimentos, pensamentos e não ter medo de encarar a realidade.

Após o encerramento dos pronunciamentos, a tarde seguiu com uma série de atividades entre palestras, discussões, aprovações e escolha dos delegados para a X Conferência Estadual.

“Agradecemos a oportunidade dos jovens vereadores do Programa Parlamento Jovem poderem participar de um momento tão importante de avaliação de propostas e estratégias de organização da política de proteção dos direitos da criança e do adolescente. É uma experiência única de poder expressar o que pensam e contribuir para debater e decidir as prioridades das políticas públicas para os próximos anos”, disse Marchetti.