Vandalismo nos cemitérios

Nesta semana, dois cemitérios de Rio dos Cedros foram alvos. Um deles teve duas lápides destruídas e o outro diversos itens de bronze furtados

Por Aline Christina Brehmer 19/09/2018 - 10:03 hs
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros

Nesta semana a Polícia Militar (PM) de Rio dos Cedros foi acionada para atender a um furto, que teve como alvo o cemitério do localidade de Rio Esperança. Lá, a guarnição constatou que foram levados o metal de algumas lápides (na maioria dos casos o bronze) que estava sendo usado como ornamento em formato de crucifixo, moldura de fotos e letreiros, por exemplo.

Após informações colhidas pela polícia, tudo indica que o furto teria ocorrido por volta das 12h dessa terça-feira, dia 11, acontecendo até o início da tarde do dia seguinte.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos da cidade, Rafael Nones, lamenta o ocorrido e diz que, infelizmente, casos assim não são incomuns. “Enfrentamos problemas, principalmente relacionados ao vandalismo, já faz algum tempo”, revela.

 Câmeras de segurança

Nones explica que há intenção de estar tornando o acesso aos cemitérios mais restritos e, por consequência, mais seguros – mas a ideia exige investimentos que, no momento, não podem estar sendo feitos.

“Pensamos em colocar um portão no local, mas isso gera uma despesa ainda maior porque precisaríamos de um funcionário para controlar a entrada e saída dos visitantes durante todo o dia, incluindo fins de semana, sendo que no horário de verão isso se estende ainda mais, afinal, só escurece após as 20h”, esclarece o secretário.

Outra proposta que será sugerida ao poder público é a instalação de câmeras de segurança, para conseguir monitorar o local e acompanhar o que está acontecendo. "Iremos atrás dos orçamentos e queremos que essa instalação aconteça ainda neste ano”, anuncia Nones.

A PM da cidade também faz um alerta aos próprios visitantes e à comunidade em geral, dando algumas dicas. “Ao ver pessoas estranhas que ficam perambulando pelas lápides e estejam com uma mochila ou algo que possam usar para esconder possíveis itens a serem furtados, seja de dia ou de noite, ligue para o 190 e repasse a informação. Uma guarnição será deslocada até o local e fará a verificação pertinente”.

 Dois túmulos destruídos no fim de semana

Durante o último fim de semana, do dia 8 para 9 de setembro, o Cemitério Municipal já havia passado por uma situação lamentável, que resultou em dois túmulos quebrados.

Mas, ao que tudo indica, um carro teria sido responsável por essa situação. “Foram feitas as vistorias e tudo aponta se tratar de um acidente, alguém que teria perdido o controle do veículo e bateu em um dos túmulos, sendo que a lápide desse correu e bateu no túmulo ao lado, danificando-o também”, explica Nones.

Nesse caso, segundo o secretário, a responsabilidade do conserto fica por conta dos familiares de cada pessoa sepultada ali. “Importante destacar que, no cemitério em si, não cobramos nada. As pessoas exigem muitas melhorias e claro que temos a intenção de fazê-las. Sabemos que a comunidade paga seus impostos, mas os recursos acabam não sendo suficientes para investir aqui, visto que há outras áreas e setores que necessitam mais desse dinheiro. Uma solução para esse problema seria, também, privatizar os cemitérios”, esclarece Nones.

Por outro lado, tanto a instalação das câmeras de segurança quando a pavimentação da entrada do Cemitério Municipal devem acontecer entre este ano e 2019. “Fazemos a manutenção dos cemitérios, limpeza (que inclusive estará acontecendo nesta semana) e também está em andamento a construção de um banheiro novo. Entendemos que o cemitério é a última morada de milhares de pessoas e respeitamos isso, querendo oferecer também conforto e principalmente segurança aos familiares que, muitos deles diariamente, fazem suas visitas e passam horas ali, junto a seus entes queridos”, garante o secretário.