Tudo o que você procura está aqui!

Aventura? Sossego? Paisagens incríveis? É apenas um pouco de tudo o que temos aqui

Por Aline Christina Brehmer 11/01/2019 - 11:30 hs
Foto: Divulgação/Internet

Talvez a rotina até tenha voltado a fazer parte da vida de muitas pessoas, porém, o clima de verão e férias permanece. Durante essa época, muitas pessoas procuram atividades e passatempos diferentes para curtir junto da família ou com amigos.

A boa notícia é que programar um dia ou fim de semana de aventura ou calmaria não precisa exigir tanto trabalho e distância: logo aqui, no Médio Vale, há incríveis e exuberantes paisagens para serem desfrutadas.

Seja um piquenique, um passeio de bicicleta, uma volta com seu pet, um momento em família e, por que não, uma atividade mais radical, é certo que algumas das dicas turísticas que daremos a seguir se encaixa no seu perfil.

Parque Ecológico Freymund Germer – Morro Azul (Timbó)

Bem-vindo ao ponto mais alto da cidade. Você está a 758 metros de altitude e é dali que contempla uma visão inesquecível, que alcança cidades vizinhas. O local permite umas das mais lindas vistas da cidade e de outros municípios. Com o auxílio da luneta, é possível vislumbrar o litoral. Seu maior atrativo é a pratica de voo livre. Possui ainda área de Camping, churrasqueira e muitos animais silvestres que facilmente são encontrados pelos visitantes. Aberto das 08h às 18h todos os dias.

Fonte: Prefeitura de Timbó

Foto: Fausto Orli da Rosa

Jardim Botânico (Timbó)

É um dos locais mais aprazíveis para o lazer informal. É comum presenciar famílias encantadas com o piquenique ao ar livre ou as rodas de amigos ao som do violão. Cenário perfeito também para ensaios fotográficos. Dispõem de churrasqueiras, trilhas, restaurantes, lago e parque infantil. Endereço: SC-417, Km 01, no bairro das Capitais.

Fonte: Prefeitura de Timbó

Foto: Diego Alexandre Mengarda

Morro Arapongas (Timbó)

Ideal para os amantes de aventuras e esportes radicais. Predomina o voo de parapente. De difícil acesso pela altitude e condições de tráfego, o mirante dista a 6 km do centro de Timbó. Acesso pela BR-477 que liga Timbó e Indaial.

Fonte: Prefeitura de Timbó

Foto: Divulgação/Internet

Ponte dos Arcos (Indaial)

Nos dias de hoje, quando passamos apressados sobre a Ponte dos Arcos, assim chamada carinhosamente pelos indaialenses, não devemos nos esquecer daquilo que ela representou na década de 20, quando foi construída. Vale a pena contemplar a beleza de seus arcos e a sua imponência sobre o rio Itajaí-Açu. É, sem dúvida, um símbolo da prosperidade de Indaial. Desde sua construção até os dias de hoje, a Ponte Emílio Baumgart já passou por duas reformas.

Fonte: Prefeitura de Indaial/Fundação Indaialense de Cultura

Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva (Indaial)

Sensibilizar a comunidade da importância que a Estrada de Ferro Santa Catarina teve para o desenvolvimento de Indaial e de todo Vale do Itajaí e divulgar uma parte da história indaialense é a proposta do Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva.

A Estação de Indaial é exemplo de arquitetura “Artdeco”, por ser térrea, com telhado cerâmico embutido em platibanda, e foi inaugurada com a linha de trem, em 1909. O Museu foi inaugurado em 20 de março de 2006, através do Decreto nº 244, de 1º de junho de 2005.

O espaço conta com duas salas de exposições com objetos como trilhos, dormentes, bancos de vagões de passageiros, etc., além de documentos pessoais e profissionais de ex-ferroviários que trabalharam na EFSC.

Fonte: Prefeitura de Indaial/Fundação Indaialense de Cultura

Foto: Arquivo histórico da FIC